中国-葡萄牙中医药中心
Do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a insónia pertence à categoria de “incapacidade de dormir” ou “ausência de sono”, cuja raiz está na desarmonia entre o Coração e outros órgãos, levando à falta de nutrição ou agitação do Shen. O *Huangdi Neijing* refere: “Quando o Yang entra no Yin, adormecemos; quando o Yin e o Yang se separam, acordamos”, indicando que o sono depende do equilíbrio entre Yin e Yang. A perda desse equilíbrio leva à dificuldade em adormecer, sono leve ou sonhos excessivos.
A acupuntura trata a insónia regulando o Yin e o Yang, acalmando o Shen, desobstruindo os meridianos e equilibrando o funcionamento dos órgãos internos. Pontos comuns incluem Shenmen do meridiano do Coração, que acalma a mente; ponto Baihui, que equilibra o Yin-Yang e clareia a mente; ponto Sanyinjiao, que liga os meridianos do Fígado, Baço e Rim, nutrindo o Yin e regulando emoções; e o ponto ponto Anmian, especialmente usado para promover o sono. A estimulação adequada destes pontos ajuda o Shen a repousar, o Fígado a regular o Qi e o Rim a sustentar o Coração — promovendo um sono natural.
Pesquisas modernas mostram que a acupuntura regula o sistema nervoso central, modula neurotransmissores como GABA, serotonina e melatonina, e equilibra a atividade cortical. Também reduz a excitabilidade do sistema nervoso simpático, induzindo relaxamento físico e mental. Estudos de neuroimagem demonstram ainda que a acupuntura ativa áreas cerebrais relacionadas com o sono.
Assim, a acupuntura, sustentada por fundamentos clássicos e comprovada por estudos modernos, é um método eficaz, seguro e sem efeitos colaterais ou dependência para tratar a insónia.
Nome*
Telefone
E-mail*
Data pretendida
Mensagem
Δ