中国-葡萄牙中医药中心
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a acupunctura e a medicina tradicional chinesa (MTC) são reconhecidas como eficazes no tratamento da amenorreia, ou seja, a ausência de menstruação. Na visão da MTC, esta condição está frequentemente relacionada com desequilíbrios internos, como a deficiência de sangue, estagnação do Qi (energia vital), frio acumulado no útero ou fragilidade dos rins e do baço — órgãos fundamentais na regulação do ciclo menstrual segundo a medicina chinesa.
A acupunctura actua através da estimulação de pontos específicos no corpo, com o objectivo de promover a livre circulação de energia e sangue, equilibrar as funções hormonais e melhorar a irrigação sanguínea da região pélvica. Ao mesmo tempo, ajuda a regular o eixo hipotálamo-hipófise-ovário, estrutura essencial do sistema endócrino responsável pela regulação dos ciclos menstruais. Também tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso, ajudando a reduzir o stress, um dos factores que frequentemente contribui para alterações menstruais.
Para além da acupunctura, a fitoterapia chinesa pode ser utilizada de forma complementar, com fórmulas que tonificam o sangue, aquecem o útero ou desbloqueiam estagnações. Ao contrário dos tratamentos hormonais convencionais, estas abordagens não introduzem substâncias artificiais no organismo, sendo por isso bem toleradas e com poucos efeitos secundários.
A medicina tradicional chinesa propõe uma abordagem holística, tratando não apenas os sintomas mas também as causas profundas do desequilíbrio. A combinação entre acupunctura, fitoterapia e mudanças no estilo de vida pode contribuir de forma segura e eficaz para a recuperação dos ciclos menstruais, promovendo a saúde ginecológica da mulher de forma integral e duradoura.
Nome*
Telefone
E-mail*
Data pretendida
Mensagem
Δ